quinta-feira, 7 de abril de 2011

REFLEXÃO

Luto pelas nossas crianças inocentes, agora "Eternos Anjos", arrancadas de forma cruel do lugar onde elas deveriam estar protegidas, e assim tornarem o futuro digno da nação... A escola.








REFLEXÃO

NÃO DEIXE QUE A ROTINA ARRASE SUA VIDA! EXECUTE SUA TAREFA SEMPRE COM AMOR RENOVADO, PORQUE ISTO TRARÁ ALEGRIA A VOCÊ MESMO. A ROTINA CANSA E CORRÓI A ALMA, DESALENTA E DESTRÓI O ENTUSIASMO. RENOVE A CADA MANHÃ SEU ARMAZENAMENTO DE ALEGRIA DE VIVER. AJUDE A TODOS E CUMPRA ALEGREMENTE SUA TAREFA,PARA RECEBER DE VOLTA O BENEFÍCIO DA FELICIDADE DE SEU TRABALHO.


CORDÉIS ENCANTADOS



A Rede Globo de TV estréia, nesta segunda- feira, a sua nova novela das 6 – Cordel Encantado – que já deve ser do conhecimento de todos devido a força da divulgação massiva. Super produção, como é de se esperar, com um elenco estelar. A propósito, tenho guardado, como uma verdadeira relíquia, 10 exemplares da Literatura de Cordel, que comprei, em 1981,na minha primeira viagem a Pernambuco, minha terra. Visitei Caruaru e em sua tradicional feira, comprei os cordéis que estavam pendurados numa das bancas. Como se sabe vende-se de tudo nessas feiras nordestinas. Caruaru também tem o Museu José Conde, autor de vários romances regionais, entre eles, um que me encantou bastante, na minha juventude. “Terra de Caruaru”. Os cordéis que tenho tem os seguintes títulos - Nordeste, Cordel, Repente e Canção, que depois virou filme da cineasta Tânia Quaresma, - A Filha que Matou a Mãe para fugir com um Maloqueiro – ( cuja renda era revertida para a Casa da Criança de Olinda), - A Mulher que matou o Marido de “Xifre” – Os Milagres da Virgem da Conceição – A Moça que “pisou” Santo Antônio no Pilão Pra casar com o boiadeiro – Dona Maria Fulô - Os Últimos Dias de Getúlio Vargas – História da Criminosa Luíza Que Matou Uma criança em Lagoa de Remígio - Tudo na Terra Tem Fim e O Caminho Para o Mobral. A cultura popular se renovando na tela da Globo trará uma oportunidade para que todos entrem em contato com a nossa literatura regional e despertem o gosto em todas as pessoas, principalmente os jovens, para que conheçam o que o Brasil tem de mais rico : o seu folclore. Afinal, como não valorizar algo que é bastante conhecido no exterior e além dos nossos autores populares relembrar aqueles que tornaram possível o conhecimento maior de nossa literatura: Jorge Amado, José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos, Rachel de Queiróz, João Guimarães Rosa, Dias Gomes, Ariano Suassuna, João Cabral de Mello Neto e muitos outros. Com certeza ninguém ficará indiferente à novela Cordel Encantado por sua grande contribuição à cultura regionalista brasileira. Vejamos, na seqüência, o material que a Rede Globo preparou para divulgar a novela. Vamos nos encantar um pouco mais e esquecer a rotina nos próximos meses.


ANIVERSÁRIO E CRESCIMENTO
A nossa cidade comemora mais um aniversário (359 anos) com muitas atrações culturais para todos os gostos. E a cidade cresce e se desenvolve em todos os sentidos. Aumenta, por isso mesmo, a responsabilidade de todos, sejam jovens ou adultos. Com otimismo vamos participar desse momento único fazendo crescer também em nossos corações e mentes, a nosso sentido de civilidade e cidadania.Vamos declarar abertamente o nosso amor a Jacareí.Lembrando que Jacareí vai sediar, de 13 a 16 de abril, as fases semifinal e final do 10º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, que começa dia 9 no Theatro São Pedro, na capital paulista. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e da Cia Ópera São Paulo, e faz parte das comemorações do aniversário de 359 anos da cidade. O concurso Maria Callas reúne 60 cantores do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Mais que um concurso para revelar novos talentos, é uma oportunidade para o público apreciar um show de música erudita, pois todos os candidatos passaram por um rigoroso processo seletivo, que inclui a eliminatória no Theatro São Pedro, comenta a presidente da Fundação Cultural, Sonia Ferraz. Segundo ela, promover um concurso de ópera é contemplar a proposta de valorizar a diversidade cultural. A música erudita sempre tem espaço na nossa agenda, a exemplo de outros gêneros musicais como o rock e o sertanejo, e demais manifestações artísticas como teatro, dança e artes plásticas, completa a presidente. Durante o concurso, cada candidato tem que apresentar seis árias. Serão aceitas ópera, opereta e zarzuela, desde que, conforme o regulamento, sejam cantadas na língua original. Se o candidato escolher Rusalka, de Dvorac, terá de cantá-la em theco. Caso a escolha seja A Noite do Castelo, deverá cantá-la em português, idioma em que foi composta por Carlos Gomes, explica o diretor artístico da Cia Ópera, Paulo Esper.

Maria Callas - Filha de imigrantes gregos, a soprano americana Maria Callas (1923-1977) é considerada pela crítica uma das maiores cantoras de ópera de todos os tempos. Sua carreira ganhou impulso a partir de 1947 ao interpretar Gioconda e a protagonista da ópera Norma (Bellini), em Florença. A partir de 1950, conquista fama internacional como soprano, mas o temperamento considerada intensamente geniosa -- também lhe rende destaques nos jornais, principalmente pelas declarações sobre sua rival, a cantora Renata Tebaldi, e com os administradores dos principais teatros onde atuou. Entretanto, é no final dessa mesma década que sua voz apresenta declínio. Em 1949 casou-se com Giovanni Battista Menegghini, união que duraria dez anos. Após a separação viveu uma forte paixão ao lado do milionário grego Aristoteles Onassis, relacionamento que rendeu notícias sensacionalistas na mídia. Maria Callas faleceu em Paris, vítima de um infarto, aos 53 anos. Seu legado inclui diversas composições, entre elas algumas óperas integrais, das quais várias foram gravadas ao vivo. O júri - Para compor o júri do concurso Maria Callas foram convidados os italianos Giuseppe Sabbatini (tenor), Wally Santarcangello (diretora artística do concurso Ottavio Ziino de Roma e da Associação II Viaggio della Música), Sérgio Segalini (crítico), Vicenzo De Vivo (consultor artístico da Fundação Pergolesi de Jesi, Itália), o francês Richard Martet, redator-chefe da revista Opera Magazine de Paris, e o empresário inglês Robert Gilder.

ANDERSON,UM ENTRE MUITOS PARDAIS...
Tenho um jovem amigo chamado Anderson, que ajuda, com suas idéias e fotos a editar este Blog. Sabe, apesar da pouca idade, muita coisa sobre cinema. Fico só vendo, assistindo de camarote, o seu crescimento. É um caso raro de grande amor pela arte da fotografia e pelas artes em geral. Tem sede de saber. É um daqueles jovens, entusiasmando pela arte e cultura. Vibra vendo fotos antigas de Jacareí e já conhece muita coisa do passado da cidade. É um jovem de valor.

Outro dia, vendo uma foto antiga da praça do Rosário e do seu antigo cinema, reparou, com grande curiosidade o letreiro do filme em cartaz, num dia qualquer dos anos 40. “Nossa, o filme é ‘A Viúva Alegre’, musical com Fred Astaire e Ginger Roger. Deve ter feito muita gente sonhar naquela noite”. Como Anderson, existem muito outros jovens que costumam, não por acaso, se reúnir, de noite, perto da Sala Mário Lago, no Pátio dos Trilhos.

E comungam das mesmas idéias, gostos e sonhos. Eles não usam black tie, mas discutem, polêmicos e alegres,aspectos da política e da cultura atuais,, querendo criar, renovar,amar... Reparem melhor neles quando passarem por lá. Parecem aqueles grupos de pardais barulhentos pousados nos fios, em busca de abrigo e solidariedade. Estão todos querendo uma oportunidade na vida...na cidade que faz mais um aniversário e cresce e se desenvolve.




QUANTAS SAUDADES...
A tecnologia avança rapidamente em todos os campos do conhecimento nos dias de hoje. No da comunicação é visível toda uma grande transformação. Internet é tudo! Conceitos caem por terra. Novos hábitos e costumes deixam poucos rastros para se rever valores que nos eram caros em um passado até recente, levando-se em conta que 30 anos é pouco no calendário dos anos vividos. Nada, contudo, é imutável, seguindo a roda das mudanças. Mas é bom lembrar coisas gratas e ainda inesquecíveis em nossa memória. O liquidificador como novidade em nossas casas. A curiosidade fez com que, num descuido, uma criança, como eu, destampasse o copo e o suco se espalhasse pela cozinha toda, num girar desprevenido do botão. O fogão a gás em substituição ao de querosene, que tinha um cheiro horrível. A TV em preto e branco na época dos “televizinhos”. A gente voltava bocejando prá casa, taaaarrrdddeeee da noite, pois só uma tia, melhor de vida, tinha o aparelho. Todos queriam assistir o Show do Roquete Pinto, na TV Record para ver o radialista esportivo Darcy Reis receber o prêmio. Ou a Orlandina Ferraz, pianista de talento se apresentar na TV Cultura.

Os desfiles das escolas de samba e blocos ainda na praça Conde Frontin, descendo pela rua Barão. O som dos carnavais no Trianon Clube e no Elvira, que enchiam e movimentavam a praça com suas alegres marchinhas. A curiosidade pelos temas das decorações carnavalescas feitas pelo Agabo.O cheiro dos lança perfumes no ar. O sabor da pizza napolitana do Brito, num sábado à noite ou o chope divino no Chado, depois Chabadô e no Gordo. O “Cinemão” de arte, às sextas feiras. As lanchonetes jovens Beco e Bekão onde se amanhecia jogando conversa fora. As primeiras vídeo locadoras.Ah! quantos filmes inesquecíveis que agora podiam ser vistos em casa, sentados em confortáveis poltronas. Os desfiles cívicos de Sete de Setembro que movimentavam praticamente toda a cidade, em seu centro. Os primeiros “Fuscas”, o Bebum, o boliche do sr. Caio Santos, “point” da juventude, na rua do Correio, Os Festivais de música (Fempo, Jaime Nair, Zé Ricardo e seu Som Pop), as primeiras Fapijas organizadas pelo Sindicato Rural. Novidades, modernidades, pionerismo, uma cidade, o seu SOM e FÚRIA no seu cotidiano. Saudades, quantas saudades...

Um comentário:

  1. Saudade mata?
    Não...saudade nos ajuda a habitar o tempo ido!
    Saudades, Edvaldo! saudades!
    Lud

    ResponderExcluir