quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sugestão de Leitura

Na Folha de São Paulo no último domimgo 15 de maio de 2011, na coluna Tendências e Debates: MAIS TEMPO PARA AS FLORESTAS- de Marina Silva- ex-ministra do Meio Ambiente.

Também na Folha, no dia 1º de Maio,domingo, Gilberto Dimenstein, em: Um Bairro Redesenha o Futuro, comenta sobre um programa inedito de Gestão Educacional no Harlen, um bairro populoso de New York, que esta tranformando a vida dos jovens e dos antigos moradores.

E na Folha de São Paulo no último domimgo 15 de maio de 2011, Gilberto Dimenstein, em:Laboratório de Felicidade, comenta que os cientistas de comportamento social estão dando caráter cientifico a práticas como o meditação para que as pessoas sejam mais felizes.

Eu descobri recentemente em passeios ao distrito joseense de São Francisco Xavier que a felicidade pode estar bem próximo de nós. A paisagem é majestosa em todo o itinerário. Voltei, nas duas vezes, com o coração renovado e as emoções em ordem,pois a localidade é muito bonita e acolhedora. Programações culturais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo completam o passeio. Ribeirões, cachoeiras , cascatas e vales dão uma varredura em nossas amarguras cotidianas.É um lugar sagrado e com uma natureza pródiga, no que a Serra da Mantiqueira tem de mais belo e profundo. De São "Xico", pode se ir até Monte Verde, outro lugar maravilhoso.
São Francisco Xavier é reduto de calmaria na serra...

Chega o inverno e encontrar um lugar tranquilo para curtir o frio se tornou uma tarefa complicada, já que muitas cidades serranas estão cada vez mais badaladas. Para os que preferem o silêncio à agitação, o distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos (SP), é uma opção. Ele tem clima de povoado pacato do interior e natureza exuberante, já que 90% do território se encontra em área de preservação ambiental.

Localizado a 157 quilômetros de São Paulo, "São Xico", como moradores apelidaram o vilarejo, conta ainda com muitas cachoeiras e rios. Entre elas está a de Pedro David (15 metros de altura), que tem acesso público e é apropriada para banhos por ter uma piscina natural. Já a do Roncador é a mais alta da região, com 45 metros. Além disso, os rios próximos da serra do Selado são propícios para a prática da canoagem.

Caminhadas, cavalgadas e montanhismo também têm espaço na vila. A variedade de montanhas e picos, como o Selado (2.082 metros de altitude) e da Pedra Redonda (1.925 metros), é um prato cheio para quem adora fazer trilhas e fãs de turismo ecológico. Em dias mais claros, é possível também avistar cidades próximas, como Monte Verde e Joanópolis. Para quem não se contenta em ficar em terra firme, a cidade também tem uma rampa de voo livre para saltar de asa delta.

Apesar de o turismo ser uma atividade relativamente nova em São Francisco Xavier, a infra-estrutura para o setor tem um bom grau de desenvolvimento, com pousadas para diversos bolsos. Além disso, a praça Cônego Antônio Manzi, principal da cidade, reúne restaurantes, lanchonetes e cafés.


"PERTENÇO A UMA GERAÇÃO QUE VIU EXPLODIR A POTENCIALIDADE DA COMUNICAÇÃO HUMANA NO PÓS GUERRA -1945 - POR ISSO,CADA VEZ QUE ABRO O COMPUTADOR,TENHO A IMPRESSÃO DE QUE VOU DETONAR UMA BOMBA ATÕMICA QUE PODE SER INOFENSIVA, QUE NADA OU MUITO DESTRÓI.MAS QUE ME INTRODUZ NUM MAR DESCONHECIDO E MUITAS VEZES MACABRO", Carlos Heitor Cony

Nenhum comentário:

Postar um comentário