domingo, 27 de julho de 2014

A “GRETA GARBO” DA VELHA LAPA CARIOCA



“GRETA GARBO” SEMPRE APARECIA NAS NOITES E MADRUGADAS DE SEXTA E SÁBADO. ISSO LÁ POR VOLTA DE 1939-40, QUANDO O CINE METRO 0DEON EXIBIA   FILMES DA DIVA DE HOLLYWOOD, “O ANJO AZUL” E OUTROS.OS FREQUENTADORES HABITUAIS DA CINELANDIA,DO BAR AMARELINHO E DO CAFÉ NICE PARAVAM PARA COMENTAR A INCRÍVEL SEMELHANÇA DAQUELA MISTERIOSA MOÇA, COVER E FÃ DE CARTEIRINHA DAFAMOSA ATRIZ QUE NO AUGE DA FAMA E BELEZA DECIDIU ABANDONAR TUDO E VIVER RECLUSA NUM APARTAMENTO DE COBERTURA, EM MANHATAN, NOVA IORQUE.
A GRETA GARBO DA LAPA E ADJACENCIAS FAZIA A SENSAÇÃO DOS JORNALISTAS QUE SEMPRE COMENTAVAM ALGO SOBRE ELA NAS PÁGINAS DE ENTRETENIMENTO DOS JORNAIS E REVISTAS DA ANTIGA CAPITAL FEDERAL, COMO “O GLOBO “ e “O CRUZEIRO” E NOS PRIMEIROS NÚMEROS DA “MANCHETE”, DA EDITÔRA BLOCH.SAIU ATÉ, COMO CURIOSIDADE, NA FAMOSA COLUNA SOCIAL DO IBRAHIM SUED.
A “GRETA GARBO”BRASILEIRA FAZIA SUCESSO ONDE PASSAVA COM SUA AURA DE SOLIDÃO E MISTÉRIO E CHEGOU A FAZER PEQUENOS SHOWS COM OS BADALADOS TRAVESTIS  “SOPHIA LOREN” E “IVANÁ”,PIONEIROS NA ARTE DO TRANSFORMISMO E COM O COMICO COLÉ NOS ANOS 50,NO TEATRO RIVAL, SOB A DIREÇÃO DE CARLOS PINTO,FAMOSO DIRETOR DE TEATRO DE REVISTA.ERA COMADRE DE ELVIRA PAGÃ E MORAVA NUMA PEQUENA CASA NA SUBIDA DO MORRO DE SÃO CARLOS, VIZINHA DO SANFONEIRO LUÍS GONZAGA, O REI DO BAIÃO COMEÇANDO SUA CARREIRA NAS RÁDIOS E EM SHOWS ITINERANTES NO SUBURBIO DA CENTRAL.
MAS QUEM ERA “GRETA GARBO”.  MOÇA POBRE DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO, ERA DE MADALENA, CIDADE ONDE TAMBÉM NASCEU DERCI GONÇALVES. ATRAÍDA PELA CIDADE GRANDE, TRABALHOU COMO OPERÁRIAE DEPOIS COMO RECEPCIONISTA NA RÁDIO NACIONAL ONDE CONHECEU MUITOS CANTORES E CANTORAS. PARA GANHAR UNS COBRES A M AIS CHEGOU A CUIDAR DE ALGUMAS COBRAS DE LUZ DEL FUEGO, QUE VIVIAM NUM CATIVEIRO. FOI UM JORNALISTA QUE, CURIOSO, PESQUISOU SUA BIOGRAFIA, EM MEADOS DOS ANOS 70, QUANDO O SEU REINADO JÁ TINHA TERMINADO A  MUITO TEMPO E JÁ QUASE NIN GUÉM SABIA QUEM TINHA SIDO ELA. SEDUZIDA E ABANDONADA PELO FILHO DE UM FAZENDEIRO NÃO TEVE OUTRA OPÇÃO A NÃO SER FUGIR DE CASA, NAQUELA ÉPOCA.
NA MATÉRIA SOBRE OS TEMPOS DO TEATRO DE REVISTA E SEU AUGE, O REPÓRTER DERSCOBRIU QUE ESSE ERA O DESTINO DE MUITA DESSAS MOÇAS. VINHAM DE LONGE PARA FUGIR DE ALGUM ESCANDALO NA FAMILIA E VÁRIAS DELAS ACABAVAM NA PROSTITUIÇÃO OU QUASE, FICANDO APENAS COMO CORISTAS, CANDIDATAS A CANDIDATAS A ESTRELAS DO REBOLADO E DEPOIS VIRAVAM POEIRA, QUANDO A IDADE AVANÇAVA E AS IMPERDOÁVEIS RUGAS COMEÇAVAM A APAGAR O VIÇO DA MOCIDADE.



 “GRETA GARBO”, CONTUD0 TEVE MELHOR SORTE. NÃO VIVEU RECLUSA. NUNCA FOI DE RECUSAR SERVIÇO E TRAMPAVA PRA VALER, AQUI E ALI, PRÁ BAIXO E PRÁ CIMA, COMO DIARISTA.FOI QUANDO CONHECEU  TEMPOS DEPOIS A ATRIZ RUTH DE SOUZA, QUE FEZ CARREIRA SÓLIDA NA CIA. VERA CRUZ  A PARTIR DO FILME “SINHÁ MOÇA”. FOI UMA GRANDE COINCIDENCIA, POIS A ATRIZ   ATÉ HOJE, COM QUASE 90 ANOS, JÁ ERA ADMIRADORA PROFUNDA DE GRETA GARBO E DE FILMES CLÁSSICOS DO PASSADO. SUA COLEÇÃO DE FILMES É ENORME E CONHECIDA DE TODOS OS AMANTES DA SÉTIMA ARTE. ADMIRÁVEL RUTH DE SOUZA, QUE BRILHOU EM VÁRIAS NOVELAS NA REDE GLOBO E ACOLHEU”GRETA GARBO” COMO SECRETÁRIA E  COMO GRANDE AMIGA.

 IMAGINO AS DUAS REVENDO  “O ANJO AZUL” CONFORTAVELMENTE,  COMENDO PIPOCA,COMENTANDO DETALHES E COM A VIDA PASSADO A LIMPO,DEPOIS DE TANTOS SACRIFÍCIOS PERTINENTES A PRÓPRIA EXISTENCIA. “VELHAS AMIGAS” E A VIDA COM MUITA ARTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário