terça-feira, 26 de junho de 2012

"TRECHOS DE UM DIÁRIO - NEM SEMPRE..."





11/06/2012 – segunda feira


O sol até apareceu. Forte. Mas, por volta das 10 horas, começou a chover e assim foi praticamente dia todo, com pancadas esporádicas e aguaceiro lavando o céu e a terra. Fiz os serviços rotineiros: cuidar dos dois cães, limpar o quintal, a varanda e a casa. Tomei café cedo e almocei lá pelas 3 horas.Fiquei vendo a natureza, sentado na varanda, meditando sobre a minha vida.

Pensei nas pequenas comunidades e cidadezinhas da Serra da Mantiqueira, a “serra que chora”, pela grande quantidade de córregos e ribeirões que desce dela. Um pouco de frio após a chuva. Aos pouco, creio, vou me reconciliando com Deus, que está dentro de nós, pura energia, e em todo lugar. E agradeço, silenciosamente por mais um dia.


12/06/2012 – terça feira

Meio preguiçoso o sol apareceu. Doei 2 pares de tênis e alguns agasalhos para a campanha de Inverno,no Postinho de Saúde do bairro. Dia dos Namorados, muitas compras e pouco afeto nos shoppings, frios templos do consumismo que cada vez mais domina as pessoas.
Na rua, nos ônibus, em qualquer lugar o uso de celulares é cada vez maior, impedindo as pessoas de se comunicarem. Semblantes cotidianos, sem querer, escutamos trechos das conversas das pessoas, Assuntos íntimos ou banais. Pequenos compromissos e dramas da vida.
Pelo trajeto do ônibus urbano, obras, demolições e até esqueletos enferrujados de um carro alegórico do último carnaval abandonado num térreo baldio (um maestro regendo uma pequena orquestra aos pedaços). A poesia flash de uma cidade em crescimento, com levas de gente se mudando para cá, trazendo na bagagem sonhos e histórias de vida. No final da tarde, vi o mais lindo por do sol pós chuvas, com suas cores cambiantes prenunciando a chegada de mais uma noite.Quero ter calma, paciência e decisão. E não temer nada, pois Deus está comigo, comigo sempre. Obrigado por mais um dia.

13/06/2012 – quarta feira
Poemas do Pequeno Oratório de Santa Clara( e São Francisco) me enternecem a alma, De autoria de Cecília Meireles, um punhado de profunda ternura. Fui de SJC a Caçapava, via Eugênio de Melo. Bairros industriais, operários, pequenas capelas e a pequena e antiga estação da localidade, completamente abandonada. E pensar que por esta linha férrea passou muita entre SP e Rio (EFCB) desde meados do século 19. Velhas lembranças familiares me ocorreram durante este pequeno passeio. Um dos meus tios serviu militarmente em Caçapava, lá pelos anos 30.
14/06/2012 – quinta feira
Passei por Guararema a caminho de Mogi e admirei mais uma vez o pequeno recanto de Pau D’Alho, junto ao rio Paraíba, as rochas submersas e suas corredeiras, um lugar de encantadora serenidade bem no centro desta cidadela. De Mogi segui, sem estar programado, até Salesópolis. O motorista do ônibus me orientou e agora sei o caminho. Fiquei impressionado com a imensidão do“cinturão verde”, cultivado por “japoneses”. E as pequenas estradas com nomes de seus proprietários rurais de origem nipônica.
Vi a represa do rio Paraitinga. Um trecho do rio Tietê, o distrito de NS dos Remédios, Biritiba Mirim com muita gente simples do meio rural circulando e vários estudantes indo ou voltando das escolas. Do Banco do Povo trouxe vários folhetos turísticos de Salesópolis, onde ficam as nascentes do rio Tietê e uma pequena e antiga usina hidrelétrica, hoje Museu da Energia.
Este passeio serviu também para me relaxar e tirar da cabeça temores e preocupações desnecessárias.
15/06/2012 – sexta feira
Cedo fui fazer teste ergométrico, o sol apareceu e esquentou bem o dia. Peguei jabuticabas e almocei de marmitex, pois a filha de minha vizinha e seu namorado estão começando n o negócio para ganhar a vida. São bem jovens, tudo dará certo com certeza. A comida caseira estava bem gostosa e eu de saco cheio com fogão. Dei um tempo. Valeu.
De noite fui assistir a abertura e palestra da 9ª. Semana Espírita na Câmara Municipal. Um belo coral de músicas sacras me aliviou a alma e pude dormir bem, com as mensagens de amor, ternura e paz, proferidas por uma psicóloga reconhecida no Brasil e no exterior.
Trouxe leituras para entender um pouco mais da filosofia espírita,com o objetivo de me reencontrar, de me sentir mais próximo de Deus, da fé e da espiritualidade que tento cultivar diariamente. Quero alcançar equilíbrio emocional para resgatar a alegria de viver e a felicidade que Ele nos dá.
E que estou aprendendo a agradecer a todo momento. Nessa empreitada a natureza tem me ajudado muito. Por isso gosto de São Francisco Xavier e outros lugares como Jambeiro, Paraibuna e Monteiro Lobato...

16/06/2012 – sábado
Assisti duas palestras – cedo e a tarde – sobre a espiritualidade dos animais e sobre a comunicação correta com o cineasta, diretor do filme “O filme dos Espíritos” As duas foram bastante esclarecedoras a respeito da doutrina espírita. Me emocionei, juntamente com outras pessoas, que têm verdadeiro amor pelos animais domésticos.
E aprendi mais um pouco sobre esses nossos “irmãos menores”. E de noite fui ao Museu assistir um concerto lírico com o tenor Paulo Abrão Esper e a pianista Maria Rasseti. Encontrei amigos. Foi uma bela noite cultural. A música sempre faz um bem danado ao corpo e a alma. Obrigado.
17/06/2012 – domingo
Levantei – me às 8,30. Um belo e grandioso dia de SOL. fiquei vendo um pouco na TV – a programação do evento Rio + 20 sobre Desenvolvimento Sustentável e o Meio Ambiente. Será que dará bons frutos e mais conscientização do homem no sentido de preservarmos a natureza e garantir a vida no planeta Terra? Fico entre otimista e pessimista sobre esta questão. Vamos ver!
18/06/2012 – segunda feira
Ler e escrever sempre, entre outras atividades prazeirosas, faz bem ao coração e a mente. Por isso quero perseverar nessa disciplina. Que Deus me ajude. Obrigado. As impressões de mais um dia...Mais uma semana que começa.
Hoje é dia da estréia de “Gabriela”, na Globo. Com Juliana Pais e grande elenco. O horário é um pouco tarde, mas é bom rever os personagens consagrados nas comemorações dos 100 anos de nascimento de Jorge Amado, o grande escritor baiano, internacionalmente conhecido por suas obras literárias. A Bahia de todos os santos e dos velhos tempos dos coronéis e retirantes da seca.
19/06/2012 – terça feira
Colhi mais jabuticabas, vi que alguns maracujás estão vingando no pé, meditei e orei, pensando na família e nos amigos. Li jornais e revistas. Deus é Luz. Permanentemente.

20/06/2012 – quarta feira
Como estava previsto começou a chover de madrugada e assim foi o dia todo. “A arte é necessária para que a verdade não nos destrua.” Li a carta de um amigo de muitos anos que mora em João Pessoa, na Paraíba. Uma carta amável, com fotos da praia de Ponta Negra, um lugar lindo, no Nordeste. Revi, motivado, antigas fotos de outros passeios memoráveis. O Brasil é um grande país. Por isso recebe muitos turistas de fora.
Emoção é um estado da mente que se manifesta através de nítidas alterações no corpo. Pó isso temos que aprender a lidar, diariamente,com nossas emoções, para ter mais saúde. Um dos muitos conselhos de auto ajuda – “Nas horas difíceis, visualize-se no meio de um imenso jardim e deixe que as flores perfumem e embelezem sua vida”. Faça isso e verá o resultado positivo.
21/06/2012 – quinta feira
Fatos banais do cotidiano tem sua poesia. A poesia rudimentar de vidas vivendo por viver, sem muitos detalhes, É a luta pela sobrevivência. Trechos de conversas nas ruas dão conta disso. Pequenas obras primas da luta diária de todos, com ou sem afeto, Alegrias ou preocupações, todos tem direito a um lugar ao sol.

ECO – Cantara ao longe Francisco, jogral de DEUS, deslumbrado.Quem se mirara em seus olhos, seguira atrás de seu passo!( Um filho de mercadores pode ser mais que um fidalgo,se DEUS o espera com seu comovido abraço...)Ah! Que celeste Destino, ser pobre e andar a seu lado!Só de perfeita alegria levar repleto o regaço!Beijar leprosos, sem se sentir enojado!Converter homens e bichos!Falar com os anjos do espaço!...(Ah! Quem fora a sombra ao menos, desse jogral deslumbrado!)
CLARA – Voz luminosa da noite, feliz de quem te entendia!(Num palácio mui guardado,levantou-se uma menina:já não pode ser quem era,tão bem guarnida, com seus vestidos bordados,de veludo e musselina;já não quer saber de noivos:outra é a sua vida. Fecha as portas, desce a treva, que com seu nome ilumina.Que são lágrimas?Pelo silêncio caminha...)Um vasto campo deserto,a larga estrada divina!Ah! feliz itinerário!Sobrenatural partida!
VIDA – Do pano mais velho usava. Do pão mais velho comia.Num leito de vidas secas, e de cilícios vestida, em travesseiro de pedra, seu curto sono dormia.Cada vez mais pobre tinha de ser sua vida, entre orações e trabalhos e milagres que fazia, a salvar a humanidade dolorida.Mãos no altar, a acender luzes, pés na pedra fria. Humilde, entre as companheiras; diante do mal destemida, Irmã Clara em seu mosteiro tênue vivia.

(Trechos do Pequeno Oratório)
E viva Cecília Meireles com sua magnífica poesia a nos iluminar o dia a dia! Palavras guardadas no coração como uma lição divina!



Nenhum comentário:

Postar um comentário