sábado, 22 de maio de 2010

Ai, Que saudades!



Neste aprendizado de Internet, mexendo aqui e ali nas teclas do computador, de truque em truque e atalhos, vou relembrando momentos passados de pura felicidade. Bate uma saudade danada de tanta coisa. Algumas enumero aqui: saudades, principalmente, do rio Paraíba limpo. Tinha um trampolim de ferro perto da ponte, onde banhistas jovens e mais ousados davam seus mergulhos. Naquela época já estava ficando meio inútil, mas por isso mesmo era bucólico. Estava ali, enferrujando, mas quem notava sua presença, com certeza sentia uma sensação de segurança e seguia em frente rumo ao centro da cidade. Acho que foi levado pelas águas. Ou deve estar em algum ponto arenoso do rio. Hoje poluído ao extremo.



Saudades da hora da passagem do “Trem Branco”, de luxo, exatamente à 9:54 todas as manhãs. O centro parava. Era uma festa. Para muitos era hora de sonhar. Com grandes viagens. A rápida parada na Estação era seguida de um também rapidíssimo ritual. Momento de luxo, de glamour. “Estou indo para o Rio de Janeiro”, ficava estampado no rosto alegre dos que embarcavam. Elegantes. Da forma que podiam. Difícil imaginar que não houvesse um pouco de inveja nos transeuntes e nas pessoas que ficavam. Com a força de um redemoinho, que tudo leva, tudo voltava ao seu lugar depois que o trem passava, sumindo na primeira curva, lá longe. A minha vez de embarcar para o Rio chegou. Eu tinha l2 anos. A paisagem na janela enchia meus olhos e o coração, de uma enorme e indescritível alegria. Que só se tem mesmo nesta época.
Saudades do cinema Rio Branco e Rosário, quando ainda era possível, vez por outra, entrar de graça, por cortesia, ou mesmo dó que os porteiros sentiam, da nossa infância pobre e sem dinheiro para pagar ingresso. Saudades das chanchadas brasileiras com Oscarito, Eliana e outros artistas e dos filmes americanos, faroestes com o modelo de virilidade masculina, o ator Gary Cooper ou “Bonequinha de Luxo”, com a inesquecível Audrey Hepburn, entre muitos outros. Moon River, lá,lá,lá rá...
Saudades dos sábados à noite, a praça fervilhando, quando íamos matar nossa fome comendo pizzas do Bar do Britto e sonhar, sonhar, sonhar...
Saudades dos desfiles de Sete de Setembro, com toda sua pompa e circunstância cívica descendo as ruas principais até chegar na praça. Ah! As fanfarras e a rivalidade entre os alunos do Silva Prado e da Escola Agrícola. Aí do aluno que ousasse não comparecer à cerimônia!
Que saudades dos bailes de gala ou de formaturas no Trianon quando grandes orquestras brasileiras faziam sucesso e se apresentavam à sociedade local. Meu Deus! Quanta expectativa vivida. Os namorados e as namoradas, a família sempre vigilante. O salão perfumado.
Finalizo este exercício de memória lembrando como fiquei imensamente feliz, quando, assim que aprendi a ler, ganhei da minha professora, um livro chamado Saudade. Foi aí que tudo começou. Como posso esquecer!
Peço às pessoas que também enumerem suas saudades E escrevam. É gratificante. É bom, pois não é como dizem que “Recordar é Viver!”.


(O famoso trem de aço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário