terça-feira, 30 de novembro de 2010

RECORDANDO – A Galeria dos Presentes –

Os 258 convidados presentes, no jantar – baile em homenagem aos “Jacareienses Ausentes”, na noite de sábado, 27 de novembro,no Hotel Piazza e Restaurante, devem ter prestado muita atenção nos grandes murais focalizando as grandes atrações da cidade de Jacareí, entre os anos 60 e 70 do século passado, onde a nostalgia destes “anos dourados”, fez muita gente recordar prazeirosamente sem a menor sombra de dúvida. Trianon Clube, Esporte Clube Elvira, BEBUM, BAR BRASIL, CENE SILVA PRADO, CHABADO, RIO PARAÍBA e... A GALERIA DOS PRESENTES (onde hoje se encontra a loja RIACHUELO).


Com a proximidade cada vez mais rápida do NATAL é impossível não relembrar a importância dessa casa comercial da família Martins. Até mesmo para gerações dos anos 40 e 50. Crianças e adolescentes sempre sonharam com os presentes dados pelos pais e outros parentes com a “grife” que fez fama na cidade.
As vitrines eram mágicas em todos os sentidos. E o famoso (e gordo) Papai Noel estava no alto da escada a observar o delírio de todos com as novidades eletro - eletrônicas da época. O trem elétrico, o carrinho, o aviãzinho para os meninos e as bonecas mais lindas e cobiçadas e mobílias (casinhas) com todos os utensílios domésticos para as meninas.
A Galeria dos Presentes “era uma festa” o ano inteiro com e principalmente em dezembro. Para as donas de casa tinha de tudo e para presentear aniversariantes, nos Dia das Mães, Dia dos Pais e casamentos, era lá o templo da alegria, do bom presentear. A criançada fazia a maior algazarra e ficava fascinada e extasiada olhando as vitrines e o trenzinho a correr nas curvas dos trilhos, com luzinhas coloridas e tudo mais.
Eram presentes caros, nem todos podiam comprar, mas o crediário facilitava tudo em suaves prestações. Como não sonhar com o narizinho apertado nas vitrines!”. Vai desagradar uma criança assim!. Por isso a Galeria dos Presentes ficará para sempre em nossos corações, em algum lugar além do Arco Íris.


Ah! Já ia me esquecendo. O jantar- baile foi preparado com todo esmero e requinte. Foi um a recepção de GALA, onde todos puderam se reencontrar e recordar, com muita emoção e alegria. Alguns não puderam vir, mas se justificaram. A música da época acabou levando todos à informalidade. Foi muito, muito bom dar um tempo aos nossos corações um pouco endurecidos pela vida. VALEU! Até o próximo evento. Sugestão: organizar grupos de viagens pelo Brasil e Exterior. QUE TAL ???

TEATRO
No dia 27 de agosto de l994, um sábado, a peça teatral OS FUZIS DA SENHORA CARRAR, de Bertold Brecht, foi encenada na escola Estadual Dr. João Victor Lamanna, no Jardim Panorama, pela Cia. Extrema Profana, com direção de Guarãnah Ramos. A ação se passa em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. A temática é pacifista. Foi uma das grandes noites de teatro na cidade.

Todo o elenco da peça foi aplaudido de pé. O entusiasmo dos jovens atores surpreendeu até mesmo moradores simples do bairro e vizinhanças que, provavelmente, nunca tinham assistido a uma peça teatral. “Eles Não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, também foi encenada na escola, em 1998, e que contou com o grande sucesso de público.

DICAS PRÁTICAS PARA MELHORAR A SUA MEMÓRIA
A memória também precisa de exercícios para se manter em forma:
“É importante estimular o cérebro com atividades intelectuais, que podem ser: ler um livro, aprender algo novo, fazer um curso, acompanhar os acontecimentos da atualidade. Ou ainda exercitá-lo com jogos que exigem que você pense. Não se esqueça também: tenha um estilo de vida saudável, a boa memória depende de uma dieta balanceada, evitando cigarros, álcool, remédios para dormir, fazendo exercícios regulares e tendo 7 a 8 horas de sono por dia.”
Para obter mais informações faça uma pesquisa online a respeito desse tema.
Dicas dos drs. Michael Freedman e Rubens da Fraga Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário